sábado, 27 de abril de 2013

Final dos tempos "Aranha gigante" ataca em Porto Alegre RS


Parece até cena de filme de terror. A pessoa está tomando banho quando percebe um vulto se aproximar pela janela. No caso da dona de casa Marinilda Teresinha Ramão Melo Ribeiro, 22 anos, a sombra ameaçadora tem várias patas, é do tamanho de uma mão e cheia de pelos: uma aranha invadiu a residência, na Vila Minuano, no Bairro Sarandi.
- Chamei o meu marido na hora - lembra ela, assustada com a visita nada simpática.
E não foi apenas uma. Segundo ela, nas últimas duas semanas, chega a quase dez o número de aranhas que apareceram na moradia. A última foi vista no sábado, ao lado da cama. E até dentro de uma panela, em cima do fogão, a visitante indesejada foi vista.
- Eu ouvi um barulho e tentei afastar com a vassoura. Agora, a gente tem de lavar tudo que vai usar, porque não sabe se as aranhas passaram por ali - relata.
Susto em cima do sofá
A preocupação de Marinilda se justifica porque ela não sabe quais podem ser as consequências se uma dessas aranhas chegar a picar alguém. Como o marido tem alguns problemas de saúde que o deixam com a imunidade baixa, a dona de casa está em alerta.
E ela não está sozinha. Na vizinhança, outros também já se assustaram com a presença de aranhas, como a tia dela, a dona de casa Eliane Teresinha Ramão, 30 anos.
- Quando eu olhei, tinha uma aranha subindo no sofá. Ela (Marinilda) estava sentada com o meu nenê de cinco meses no colo. A aranha ficou entre o edredom e o sofá, e eu peguei um guarda-chuva para tirar ela de lá - conta Eliane, que reforçou a vigilância por causa dos dois filhos.
Dentro do armário
Em outra casa próxima, a dona de casa Mari Luciane Teixeira Silveira, 42 anos, também levou um susto ao abrir um armário. Escondida entre utensílios de cozinha, estava uma aranha que assustou a moradora.
- Eu tive de chamar o vizinho. Era uma dessas grandes, pretas, e quando a gente tentava pegar, ela se erguia - revela.
Segundo as moradoras, o período mais comum de aparição das aranhas é ao entardecer.
Saiba mais
Alguns tipos de aranha
Caranguejeira: cor marrom-escura, coberta de pelos, pode atingir até 25cm de comprimento com as patas estendidas.
Aranha-de-jardim: tem coloração acinzentada com desenho em forma de seta no abdome. O animal adulto mede entre 2cm e 3cm de corpo e 5cm a 6cm de envergadura das pernas.
Aranha-marrom: tem cor avermelhada, com abdome em forma de azeitona. Vive sobre cascas de árvores e nas residências.
Armadeira: tem cor marrom acinzentada. O animal adulto tem 3cm de corpo e até 15cm de envergadura das patas.
O que fazer em caso de picada
Ligue para o CIT do Rio Grande do Sul, que conta com plantão 24h: 0800-7213000.
É importante identificar
A bióloga do Centro de Informações Toxicológicas (Cit) do Rio Grande do Sul, Kátia Moura, explica que não é preciso se assustar com a presença das aranhas.
O mais importante é tentar fotografar ou recolher uma delas e encaminhar para identificação, no próprio Centro.
Para isso, o ideal é virar um pote plástico sobre o animal e empurrá-lo com o auxílio de uma folha de papel.
- Sempre com cuidado para não ser picado - alerta Kátia..
Fonte: Jornal Zero Hora RS

Nenhum comentário: